WeCreativez WhatsApp Support
Estou aqui para tirar todas as suas dúvidas.
Oi, como posso ajudar?

Pastoral orienta imigrantes para obtenção de documentos

 In Blog, Notícias

Desde o início de 2019, dezenas de imigrantes haitianos têm sido presos pela Polícia Federal em Curitiba, por apresentarem falsas Certidões Consulares, para regularização da situação imigratória no Brasil.

A única a instituição credenciada para a emissão de documentos na capital paranaense, junto ao Consulado do Haiti, é a Pastoral do Imigrante que fica na Paróquia São José em Santa Felicidade.

Ali os haitianos podem obter certidões consulares, passaportes, entre outros documentos. O convênio veio para facilitar o acesso ao imigrantes, que não precisam se deslocar até a embaixada que fica em Brasília.

De acordo com o diretor do Centro de acolhida, Padre Gustov Lucien ainda não se sabe quem está emitindo a documentação falsa, mas ele alerta que única credenciada para o serviço é a pastoral. “Ao invés do haitiano ir até Brasília, na embaixada do Haiti, para conseguir a documentação para a residência no Brasil, ele pode vir até a nossa missão. Infelizmente, de uns tempos para cá, estão falsificando os documentos.” contou o padre.

Estes serviços são pagos, mas segundo o padre Gustov, os valores são recolhidos diretamente pela embaixada. “A Embaixada do Haiti cobra por alguns serviços, e o próprio imigrante efetua o depósito bancário na conta do Consulado para obtenção da documentação.” alerta o diretor do centro de acolhida.

De acordo com a Pastoral do Imigrante as Certidões Consulares custam em média R$ 60.

Além das certidões para regularização imigratória, outros serviços que podem ser obtidos junto à pastoral, não só para os haitianos, mas para todos os imigrantes. São oferecidos auxílios para a saúde, emprego, moradia e educação. São cerca de 250 atendimentos por mês.

A Paróquia São José, onde fica a Pastoral do Imigrante fica na Avenida Manoel Ribas, 6252, no Bairro Santa Felicidade em Curitiba. O telefone de contato é o 3272-0466.

Continue lendo…

Recent Posts

Leave a Comment

Contato

Nos não estamos disponíveis no momento.

Not readable? Change text. captcha txt