Eurovision 2002 em Turim
No sábado passado (14.05), foi a final do Eurovision, em Turim na Itália, que é o Festival Eurovisão da Canção, é uma competição internacional de canções organizada anualmente pela União Europeia de Radiodifusão, que conta com participantes que representam principalmente países europeus.
Ano passado a banda de rock Italiana Maneskin ficou em primeiro lugar, esse ano o grupo de rap Ucraniano Kalush Orchestra (@kalush.official ), venceu a competição com a música “Stefania”.
A música ‘Stefania’, um rap que mistura ritmos do folclore local, foi composta pouco antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Mas a letra, apresentada como uma mensagem enviada a uma mãe, ganhou força com o contexto atual. Com frases como “Eu sempre encontrarei o meu caminho de volta para casa, mesmo se todas as estradas estiverem destruídas”, a canção parece falar aos milhões de ucranianos que tiveram que fugir do país.
▪︎ A dupla italiana Mahmood & Blanco ficou com a 6ª posição.
Criado em 1956, o Eurovision conta com a participação de praticamente todos os países do velho continente, além de algumas nações convidadas especiais – como a Austrália ou o Marrocos.
A grande final é sempre transmitida ao vivo pela televisão em toda a Europa e tem uma audiência de quase 200 milhões de pessoas.
O Eurovision ficou conhecido por ter revelado grandes nomes da música internacional, como o espanhol Julio Iglesias, do grupo sueco Abba nos anos 70.