A LENDA DA BEFANA
O dia 6 de janeiro na Itália é o dia da Befana. Ela é uma bruxa que traz presentes para as crianças boazinhas. E carvão para quem não se comportou.
Assim como acontece no Brasil, no dia 6 de janeiro terminam as festas de final de ano. Segundo o ditado: “La Befana tutte le feste porta via”, que numa tradução livre significa que a bruxinha leva embora as festas.
SOBRE A LENDA:
Reza a lenda que quando os Reis Magos estavam viajando para o nascimento de Jesus, fizeram uma parada num casinha bem simples, longe do povoado.
E lá, morava sozinha, uma senhora chamada Befana. E ela era muito caprichosa, vivia a varrer a casa e a cozinhar doces deliciosos.
Os três Reis Magos convidaram aquela senhora para ir com eles para o nascimento do menino Jesus. Porém, a Befana ficou com muitas dúvidas e recusou o convite.
Quando eles foram, embora a boa velhinha que também era um pouco bruxa se arrependeu por não ter ido com os Reis Magos.
Então, na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro, a velhinha pegou a sua vassoura e saiu voando rumo ao oriente.
Como ela não sabia quem era o menino iluminado que havia nascido, decidiu presentear com seus deliciosos doces as crianças de todas as casas pelo caminho.
E desde aquele dia, na noite de 5 para 6 de janeiro, a boa Befana traz doces para as crianças que se comportaram bem no último ano. E para aquelas crianças que não se comportou bem, ela deixa carvões.
Buona festa della Befana!