Nova Veneza, um pedacinho da Itália em Santa Catarina.
Nova Veneza é uma cidade italiana em Santa Catarina, considerada a primeira colônia do país europeu após a queda do Império de D. Pedro II.
Foi fundada em 1891, com a vinda de aproximadamente 400 famílias de Veneza, na Itália, para desenvolver a região. Por muitos anos era apenas um vilarejo, até que a chamada Colônia Nuova Venezia se emancipou de Criciúma a partir de 1958.
Junto aos imigrantes, vieram também os costumes e tradições. As características tipicamente italianas são parte da arquitetura, da culinária e do folclore.
Separamos alguns pontos turísticos para vocês:
- Casa de Pedra da Família Bratti: um conjunto de 3 casas erguidas no final do século 19, que demoraram 14 anos para ficarem prontas.
- Ponte dei Morosi (ou Ponte dos Namorados) faz alusão a uma antiga ponte de 1936, que era a favorita dos apaixonados. A Prefeitura incentiva à colocação de cadeados personalizados por casais na passarela, para eternizar o romantismo.
- Museu do Imigrante e o Palazzo delle Acque.
- Santuário Nossa Senhora de Caravaggio.
- Gôndola Lucille, doada pela Itália em 2006 após percorrer os canais de Veneza. A embarcação 100% artesanal, construída em um canteiro com mais de 700 anos de histórica, fica posicionada em um lago artificial no centro da cidade, na Praça Humberto Bortoluzzi.
- Cachoeira do Cantão e a Cachoeira Três Quedas.
- Santuário Ecológico Aguaí.
- Reserva São Francisco resguarda 1.300 hectares de Mata Atlântica.
- Além do destaque da culinária rural e caseira, típica italiana.
E ai!? Gostou de saber pouco mais de Nova Veneza, compartilhe com quem você adoraria conhecer essa cidade charmosa