Tradições Natalinas, quem se identifica com esses símbolos?
Chegou àquela época do ano, que assunto é serio para nós descendentes de italianos, o Natall!!
Cada família tem seu jeitinho especial de comemorar esse momento, mas hoje quero destacar curiosidades de símbolos, especiais para todo italiano.
ÁRVORE DE NATAL: estas árvores chegaram a Itália na segunda metade do século XIX, graças à Rainha Margarida di Savoia, que as utilizou para decorar o Palazzo del Quirinale em Roma, criando uma moda que se propagou por todo o país. De acordo com a tradição, as árvores de Natal são montadas no dia 8 de dezembro e desmontadas no dia 6 de janeiro.
O PRESÉPIO: a representação do nascimento de Cristo em Belém que, segundo dizem, foi criada por São Francisco de Assis. Na Véspera de Natal de 1223, em Grécio, Úmbria, montou o primeiro presépio da história.
Não é só o Papai Noel que trás os presentes de Natal?
Atualmente, a cultura pop diz-nos que o Papai Noel (São Nicolau) é o responsável pelos presentes, mas em algumas áreas do norte de Itália como Brescia, Bergamo ou Verona, mantém-se a tradição da entrega das prendas por parte de Santa Lucia.
Além da personagem (nossa preferida!) a Befana, uma senhora e feiticeira, que voa entre as casas em sua vassoura, deixando doces nas meias dos que se comportaram bem e um carvão para os que se comportaram mal.
Conta pra gente, você também ama uma decoração de Natal, que esse ano já começou a montagem em novembro?