Carnaval Italiano
O carnaval na Itália é uma festa de origem bastante antiga, do fim do período Medieval. “Carnevale” em italiano, palavra que deriva do latino “carnem levare” e que significa abstenção da carne.
Então o Carnaval é justamente o período que antecede a quaresma e o início do “jejum”. É exatamente por isso que a 3a feira de carnaval é chamada de 3a feira gorda “martedì grasso”, dia marcado pela tradição em que eram servidos verdadeiros banquetes, exatamente porque a partir da 4a feira de Cinzas se iniciava a quaresma.
De Norte a Sul do país a data é festejada, seja com desfiles de carros alegóricos, seja com as máscaras típicas de Veneza, comidas regionais e, acredite, até com uma famosa “guerra de laranjas”.
A gastronomia conta com pratos típicos de cada região, mas o que não pode faltar no carnaval são os típicos doces chamados “chiacchiere”. De origem muito antiga o doce é uma espécie massa muito fina feita a base de farina, ovos, manteiga e açúcar e frito em óleo ou gordura de porco.
Diferentemente do Brasil, o carnaval italiano não é marcado no calendário com feriado, no entanto as festividades começam no mês de janeiro e terminam, assim como no Brasil, na 3a feira que antecede a 4a feira de cinzas.
Em todo o país a festa está muito ligada à cultura popular, histórias e crenças e também à gastronomia local.
Toda semana postamos curiosidades da Itália, Europa e influência italiana.
Siga as nossas redes sócias como facebook e instagram e fique por dento das novidades.
Em nosso site, você tem informações sobre cidadania italiana e agendamento de passaporte italiano. ➡ http://bit.ly/2NkcZuG ☎ (41) 3618-7677 | 📱 http://bit.ly/Whats_TavolaCidadania ⌨[email protected]