WeCreativez WhatsApp Support
Estou aqui para tirar todas as suas dúvidas.
Oi, como posso ajudar?

Ceia de Natal em comum entre Italianos e Brasileiros: nossas heranças gastronômicas

 In Blog, Notícias

Mama Mia!! Natal está quase ai.

Daqui alguns dias estarão todos com as nossas famílias em volta de uma mesa recheada de pratos maravilhosos e celebrando, com muito amor, paz e prosperidade, o Natal!

Os italianos têm um velho ditado que diz: “Natal com a família, Páscoa com quem você quiser”. Isso explica o quanto são importantes às tradições para os italianos, especialmente nesta época do ano.

Vamos mostrar aqui alguns dos principais pratos natalinos que fazem parte de diversas regiões da Itália. E ai me conte quais dessas (delicias) tradições italianas também fazem parte da sua família?

Tortelini in brodo (Capeleti)

Na região da Emilia Romagna, berço das massas caseiras, a ceia de Natal não está completa sem um belo prato de Tortelini feito com massa de ovos clássica, recheado com carne (de porco moído e carne de vitelo), mortadela, presunto, ovos, queijo parmesão, noz-moscada e cozidos em caldo de cappone.

Lasagna (Lasanha)

Em todos os cantos da península, a lasagna é o prato muito apreciado pelos brasileiros, se destacando no Natal e escolhido por muitas famílias para estar presente em sua ceia. Seja ela Bolognesa ou Napolitana.

Bacalhau

O bacalhau no Brasil é mais tradicional no período da Semana Santa, onde as carnes vermelhas não são consumidas pelos católicos.

Na Itália, ele é o príncipe das mesas de Natal, e é consumido em muitas regiões no jantar no dia 24 de dezembro. É preparado de várias formas: frito, guisado ou com polenta.

Cappone (peru de Natal)

O cappone, está presente na grande maioria das mesas das famílias brasileiras na noite de Natal. Na Itália ele é bem presente na Lombardia, na Toscana, Umbria e Liguria, onde é servido cozido. No Piemonte e em Marche, é servido assado, forma mais comum aqui no Brasil também.

Panetone

O Panetone é a sobremesa típica muito difundida na Itália e no Brasil. É uma tradição do Natal italiano que nós herdamos.

Biscoitos de Gengibre

Muito comum nos países europeus, os Biscoitos de Gengibre são preparados especialmente nessa época para serem pendurados na árvore de Natal.

Mesmo sendo usados como enfeite, eles é um destaque na ceia natalina dos italianos, principalmente entre as crianças, que os adoram e devoram! Podem ser encontrados em diversas formas: estrelas, sinos, árvores e demais ícones de natal.

É claro, separamos a receita dos biscoitos mais fofos para você:

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de arroz ou outra sem glúten
  • 125 gramas de manteiga sem sal amolecida
  • ½ xícara de açúcar mascavo
  • ¼ xícara de mel
  • 2 colheres de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 unidade de ovo
  • 1 pitada de sal fino

BUONE FESTE!!!

Recent Posts

Leave a Comment

Contato

Nos não estamos disponíveis no momento.

Not readable? Change text. captcha txt